Nutrição Cursos e Profissões
O profissional de nutrição cuida da saúde através da alimentação. Além de identificar os problemas alimentares, ainda ajuda a corrigir e manter o paciente com hábitos adequados.
O profissional está envolvido no tratamento de todas as doenças. E é O(A) BAM-BAM-BAM para resolver problemas que impactam as funções gastrointestinais. Pega esse termo: GASTROINTESTINAIS. Bonito, hein?
Fora do consultório, o nutricionista controla a qualidade das comidinhas, elabora cardápios e participa no desenvolvimento de produtos utilizados na alimentação humana.
Como todo profissional da saúde, o nutricionista deve estar atento para questões de saúde da galera toda. Precisa analisar os problemas do corpo e identificar as soluções a partir da alimentação dos pacientes.
Outra característica muito importante é a acessibilidade. O profissional deve ser acessível e saber manter a confidencialidade.
Um profissional de nutrição precisa estudar;
- Anatomia
- Fisiologia
- Histologia
- Genética
- Segurança Alimentar
- Bioestatística
- Bioquímica
- Química Orgânica e Experimental
- Bromatologia
- Ciências da Alimentação e Nutrição
- Nutrição Esportiva
- Ciências e Tecnologias dos Alimentos
- Parasitologia
- Imunologia
- Patologia da Nutrição
- Gastronomia
- Dietoterapia
- Higiene, Saneamento, Legislação e Vigilância Sanitária
- Bioética
- Ética e Meio Ambiente
- Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Algumas faculdades oferecem matérias além das tradicionais, pra você poder trabalhar em áreas diferentes da indústria comidal (NÃO É ASSIM QUE FALA, TÁ?!). O profissional de nutrição tem um leque muito grande de alternativas de atuação.Aqui vão algumas:
Elaboração de cardápios
O famoso catering. O nutricionista pode trabalhar em qualquer empresa que precise de um cardápio (NÃO DIGA). Isso pode acontecer no restaurante de uma grande empresa, no refeitório de uma escola infantil, em asilos ou até em eventos, como shows ou peças de teatro.
Professor e Pesquisador
Siiiiim, nutricionista também dá aula, rapeize! Além disso, ainda pode atuar na área de pesquisas relacionadas à nutrição e alimentação humana.
Nutrição clínica ou esportiva
O primeiro, reeducar a alimentação dos pacientes, prescrevendo e adaptando as dietas aos tratamentos, seja no hospital (ATÉ COM ALIMENTAÇÃO VIA SONDA! LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA!), na clínica ou no próprio consultório.
O segundo, elaborar e acompanhar a alimentação de atletas profissionais e amadores. Já imaginou um rodízio de pizza antes da pesagem na luta do UFC? Não rola, né? Tem tooooodo um cuidado.
Administração
Gerenciar a produção de alimentos nos mais diversos estabelecimentos (hotéis, spas, hospitais, buffets, escolas, etc.)
Gastronomia
“Ué, mas esse não é outro curso?”. Calma, calma! O nutricionista atua no controle de qualidade da produção e armazenamento de alimentos em restaurantes.
Desenvolvimento de produtos
Desenvolver produtos para a indústria alimentícia. O profissional de Nutrição é parte da equipe de pesquisa, desenvolvimento e degustação dos produtos, mas pode trabalhar também como consultor para essas empresas.
Saúde coletiva
Controlar a qualidade dos alimentos em todos os estabelecimentos: a famosa vigilância sanitária. Mas não é só isso. O nutricionista também faz programas de alimentação e nutrição em regiões necessitadas.